24 janeiro 2012

[Resenha] Banidos, de Sophie Littlefield



Título: Banidos
Autor: Sophie Littlefield
Editora: Underworld
Páginas: 238
Nota:  4/5









Não há muitas coisas pelas quais valha a pena viver em Gypsum, Missouri, ou Trashtown, como os garotos ricos costumam chamar o bairro decadente onde mora Hailey Tarbell, dezesseis anos. Hailey acha que nunca vai se ajustar, nem com os garotos populares da escola, não com os rejeitados, nem mesmo com a avó cruel e doente que vende drogas no porão de sua casa. Hailey não conheceu a mãe, já morta, e não tem idéia de quem era seu pai, mas pelo menos ela tem o irmão adotivo de quatro anos de idade, Chub. Quando fizer dezoito anos, Hailey planeja levar Chub para longe de Gypsum e começar uma nova vida onde ninguém possa encontrá-los. Mas quando uma colega se machuca na aula de ginástica, Hailey descobre o dom de cura que ela nunca soube possuir e que não pode mais ignorar. Ela não só é capaz de curar, como pode trazer de volta à vida pessoas que estão morrendo. Confusa com seus poderes, Hailey procura respostas, mas encontra apenas mais perguntas, até que uma misteriosa visitante aparece na casa de sua avó alegando ser Prairie, sua tia. Há pessoas dispostas a tudo para manter Hailey em Trashtown, vivendo um legado de desespero e sofrimento. Mas quando Prairie defende Hailey e Chub de invasores armados que invadem a casa de sua avó no meio da noite, Hailey precisa decidir onde colocará sua confiança. Serão o passado de Prairie e o segredo que ela enterrou há muito tempo, e que a levou a deixar Gypsum anteriormente, capazes de arruinar todos eles? Porque, como Hailey vai descobrir logo, seu poder de curar é apenas o começo. Este suspense emocionante da escritora Sophie Littlefield traça um caminho de uma pequena cidade do Missouri até a cidade grande, enquanto Hailey enfrenta um mal maior do que ela jamais imaginou e descobre poderes que nunca soube que tinha.

Banidos é a primeira obra da escritora norte-americana Sophie Littlefield que li. E me surpreendi de forma positiva. A primeira impressão que temos de livro é que ele é aquela coisa besta, sem importância. Mas, de certa forma, também achamaos que o livro é o máximo. Estamos redondamente enganados. Mas por quê? Acho que a sinopse nos traz um livro com pessoas zumbis -(Muitos zumbis - por sinal) - mas, infelizmente, isso não acontece. Haliley faz a primeira coisa virar zumbi quando estava restando apenas sessenta páginas pro final, aproximadamente. E isso me incomodou. Pensei que teria mais zumbis e mais ação em relação ao tema proposto (o livro tem ação pra dar e vender, mas, não do jeito que pensei que fosse). Tive bastante espectativa em relação ao livro, e não foi completamente correspondida. As cenas de apreensão me fizeram perder o fôlego, e eu queria mais e mais. Ufa! Nesse livro não vi um número exagerado de erros na tradução, como costumo ver nos livros da Editora Underworld.
Banidos é uma obra bem elaborada, a narrativa é intensa, a autora não enrola - o que eu gostei bastante. Sophie é uma das poucas autoras que me agradaram logo no primeiro livro, não posso negar. Mas, o livro só teve esse defeito: ter poucos zumbis. No entanto, recomendo muito Banidos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário