11 janeiro 2012

Entrevista com Pandora Fairel


Oi leitores do My World of Books! Hoje trago a vocês a primeira entrevista do ano, e como nada mais ou nada menos, Pandora Fairel. Essa garota tem 18 anos e já tem um livro publicado \O/. Seu livro é intitulado Demoníaco, publicado pela Editora Dracaena, e foi lançado em Dezembro de 2011. 

   


Diablo Ader é filha de uma relação entre Lilith e Lúcifer, que resolve sair do Inferno para trabalhar na Terra como caçadora de demônios. Conhecida por sempre obter sucesso, os Anjos colocam nas suas mãos uma tarefa que, ao seu ver, era a mesma das outras: matar um demônio.
Este, porém, seguia uma linha de terrorismo completamente diferente dos outros: ele estuprava e espancava adolescentes até a morte, porém, não deixava rastro algum.
Durante dias ela procura por ele e não obtém sucesso, até certo dia, em que ele deixa um forte rastro. Mas ela nunca imaginou que simplesmente correr atrás dele e matá-lo seria uma tarefa tão complicada...
Ainda mais quando um resquício de paixão se coloca entre eles.



1-Oi, Gabriella - ops, Pandora -, obrigado por aceitar essa entrevista com o My World of Books. Bom, de começo vou perguntar como surgiu a idéia do Demoníaco. E como foi desenvolvê-lo.
Oi Tázio! Imagina, eu que agradeço! 
Então, eu sempre fui mais chegada nessa questão de demônios e histórias sobrenaturais.
Instrumentos Mortais pra mim é perfeito e não tem filme melhor sobre o assunto que Constantine. E eu desde que comecei a deixar os livros infantis de lado e comecei a pegar aqueles "mais grossos", sempre quis escrever algo sobre o assunto. Até que um dia me surgiu a ideia: uma garota que estaria caçando um demônio. Foi o básico, né, porque houve muitas mudanças. Antes eu escrevia para postar em uma comunidade do orkut que frequento, a Só Webs, embora eu estivesse com aquela vontade de publicar, mas sem coragem para mandar para alguma editora. O desenvolvimento não foi exatamente fácil... Eu tinha basicamente a história inteira na cabeça, mas o problema é que meus persongens têm vida própria - ou seja, eles acabaram seguindo um rumo diferente do qual planejei. Houve várias alterações até chegar ao final, que devo dizer que me surpreendeu, porque eu havia decidido que iria ter apenas um livro e ponto final. Mas o final deixou uma brecha enorme para a imaginação e me levou para o segundo livro.
2-Quanto tempo em média você levou para escrevê-lo? Eu escrevi Demoníaco e o segundo livro juntos, inicialmente - só depois que pensei em separá-los - e levei em torno de onze meses, bem perto de um ano. Lembro que comecei rascunhar Demoníaco no início de setembro, pegando bem no dia do meu aniversário, e uma semana depois eu já estava passando para o papel e postando, para ter algumas opiniões e ver se a história atraía alguém. 
3-Sabemos que Demoníaco está fazendo sucesso no mundo do blog. Como você sente essa recepção ao livro?
Sinceramente? Eu estou tendo uns dez tipos de ataque! (KKKKKKKKK) Eu não "confio muito no meu taco", por assim dizer, tenho que confessar. E ver que as pessoas estão gostando e/ou se interessando tanto por Demoníaco assim, me deixa com uma felicidade inimaginável. Quero dizer, eu realmente nunca imaginei que tanta gente ia gostar assim. É um sonho.
4-Pode nos contar mais sobre Demoníaco? E sobre qual tema?
Bom, Demoníaco está longe de ser aquelas histórias que a gente tem visto bastante por aí... demônios que se apaixonam por humanos, vice-versa... blé. Diablo não é uma adolescente fofinha, meiga, e muito bem certa das ideias. Não. Ela é uma mulher, meio insana, revoltada e teimosa. Ela fica pior ainda quando começa a correr atrás de um demônio que está estuprando e matando adolescentes em Manchester, o que a deixa ainda mais irritada do que nunca. Ela passa dias indo atrás do demônio, ao mesmo tempo, recebendo visitas dos seus irmãos, Roudin e Sehedin, que estão atrás dela, querendo levá-la de volta para o Inferno - ou "casa", como assim chamam -, mas sem sucesso. No meio da sua busca atrás desse demônio em especial, ela acaba matando outros que apareceram em seu caminho, onde a morte de um em especial irritou Lúcifer o suficiente para que ele colocasse uma recompensa pela cabeça dela. Entretanto, quando ela encontra esse demônio que estava buscando no começo, as coisas desandam: ela se atrai por ele, porque ele é diferente de todos os outros que ela viu. Ele era bonito, é claro. Mas tinha algo nele que a atraía ainda mais. Porém, o ódio que ela tem por ele é maior do que a atração inesperada que sente por ele. 
Mas, como Diablo é uma súcubo (demônios de sexualidade feminina em que entram nos sonhos dos homens a fim de ter relações sexuais para roubar energia), ela certamente precisa fazer as visitas noturnas ao seu adorável Harlan, um universitário com quem ela entra no meio do sonho para roubar um pouco da sua energia, para não precisar descansar enquanto poderia estar trabalhando. A questão é que ela não sabe que, quanto mais "visitas" ela faz a ele, mais ela coloca a vida dele em perigo.
Bom, é um sobrenatural pouco sombrio e ao mesmo tempo divertido. Diablo é uma perfeita kick-ass, muito sarcástica, de humor ácido e uma das personagens mais revoltadinhas que já criei até hoje. Boa parte da história é centrada nela, com foco na maneira como ela pensa, como ela vê as coisas. Acho que a "Di", como chamo, foi um dos meus orgulhos quanto a Demoníaco. Ela tem muito de mim, assim como eu também tenho muito dela. Sem falar também que ela é uma das personagens que têm vida própria na minha história, o que me dificultou bastante no andamento dela, KKKKKK. 

5-A festa de lançamento do livro aconteceu ontem (10), e o que você achou do pessoal que foi lhe prestigiar? Você espera que Demoníaco tenha uma boa repercussão?Eu achei maravilhoso. Certamente, eu esperava que mais pessoas fossem (quero dizer, porque eu convidei tipo, umas cinquenta, fora os amigos de minha mãe que ficaram de vir também), mas eu fiquei muito feliz em ver que as pessoas mais especiais para mim estavam lá por mim. Eu fiquei muito, muito, muito feliz com a presença de todos.
E bom, acho que todo autor espera isso. Não é diferente comigo. KKKKK. 

6-Como todos sabem, ser autor brasileiro não é fácil (tiro por experiência própria), e ainda ser iniciante piora ainda mais. Você acha que teve dificuldade de publicar Demoníaco?Bom, eu tive dificuldade mais na procura. Algumas pessoas que sabiam que eu tinha terminado algo e que queria publicar me indicaram várias editoras, mas a maioria na época não estava aceitando originais (e isso durou um bom tempo!). Algumas também só aceitavam o original impresso, o que eu não queria. Eu mandei para uma editora tradicional e grande (não vou citar o nome, hahaha) que aceitou publicar e eu fiquei pulando de felicidade. Mas ela cobrou um preço que basicamente custava a minha alma pela publicação, o que tive que deixar a oportunidade passar, porque eu não estava em condições algumas de pagar aquele valor. Quero dizer, eu estava querendo publicar um livro para UM DIA ter aquele valor na minha conta bancária, entende? Achei bem absurdo. Mas depois de bastante procura e indicações, eu encontrei a Dracaena, onde mandei um e-mail a respeito do meu livro e alguns dias depois o Léo Kades me ligou, dizendo que tinha se interessado e tudo mais. Foi onde rolou a publicação.

7-Como foi a sua primeira reação com a resposta da publicação?Na realidade, eu não sei. Foi tanta coisa que aconteceu ao mesmo tempo! Foi alegria, surpresa, até mesmo raiva - porque o Léo tinha me ligado na parte da manhã, e eu estava ferrada no maior sono do mundo. Meu pai atendeu o telefone e era Léo. Mas com pena de mim, ele não me acordou. Aí eu fiquei tipo: "POXA PAI, POR QUE VOCÊ FEZ ISSO? PODIA ME ACORDAR SEM PROBLEMAS! Que da hora a vida", hahahaha. Mas eu fiquei imensamente feliz ao ver que uma editora tinha se interessado. Pensei que ia ter um ataque do coração de tanta felicidade.

8-Você escuta alguma música enquanto escreve?Depende muito... Tem dias que consigo ouvir a música, me inspirar e escrever até esfolar os dedos. Mas tem dias que qualquer ruído me desconcentra. Antigamente eu conseguia fazer isso sem problemas, mas hoje é meio complicado eu tentar me concentrar em um parágrafo sem soltar ao sem nexo por ter me distraído com uma música. Geralmente eu escuto a música antes e vou rascunhando algo que pretendo colocar na história. Depois eu coloco a mão na massa - ou no caso, a mão no teclado, haha. 

9-Trabalha em um novo livro? Pode nos contar sobre o que é? Claro, sem problemas KKK. Atualmente tenho trabalhado em dois, o que tem me deixado bem tensa. Um deles é uma trilogia de vampiros, onde já finalizei o primeiro volume, mas estou empacada em uma parte do segundo. É sobre uma herdeira de um clã de vampiros, que tem uma força incalculável até mesmo para uma vampira; mas por conta de ela ser considerada especial, e apesar de ser vampira, ela ser até frágil enquanto é pequena, a família resolveu escondê-la entre os humanos. 
O outro, eu pretendo deixar como um volume, apenas. Ele se tornou meu xodó ultimamente, porque tenho escrito em primeira pessoa, uma coisa que adoro, mas que não me dá muita oportunidade para aprofundar em outros detalhes. É de uma garota que perdeu os pais em um acidente de carro e foi morar em uma cidade minúscula com a tia. Só que a vida dela é rodeada de mistérios e acontecimentos sobrenaturais. As coisas não mudam nem um pouco com a chegada de um rapaz muito estranho, que desperta nela a sensação de medo, de querer sair correndo toda vez que ele se aproxima.
Acho que vou parar por aqui antes que eu conte as duas histórias inteiras. KKKKKKKKKKKKKK.

10- Você sempre quis ser escritora?
Na realidade, confesso que não. Foi algo que despertou em mim há uns dois ou três anos, apenas. Eu escrevia por gostar mesmo, como hobby. Passava horas escrevendo qualquer coisinha no Word, brincando com as fontes, mas nunca tinha pensado em levar a sério. Antes, o que eu queria, resumia-se a ser veterinária, atriz, modelo, fotógrafa. Escritora quase nunca esteve nos meus planos, mas assim que comecei a ler muito mais do que antes e também a ter mais histórias rondando na minha cabeça e passando para o papel, foi quando percebi que gostava muito mais de escrever do que qualquer outra coisa. Foi onde decidi que era o que eu queria.
11-Qual o conselho que você dar para as pessoas que querem ter livros publicados no Brasil?Insista. Mas insista muuuuuuuito. Não desista de primeira só porque uma editora, seja ela grande ou pequena, te deu um "não". Certamente ela se arrependerá mais tarde por ter rejeitado uma obra sua. Corra atrás, procure editoras, meios de divulgar sua história, chamar atenção... Não adianta você escrever algo, querer publicar, mas não for atrás. Os e-mails e cartas de aprovação de originais não caem do céu. Se for o caso também, procure patrocínios para publicações independentes, mas nunca deixe de correr atrás. E confie bastante "no seu taco"! KKKKKKKKK.
Aliás, desejo muito sucesso pra você que for publicar!





______________________________________________________________________


Conheça a autora:

Pandora Fairel é brasileira, natural de Santa Catarina e tem dezessete anos. Está cursando o último ano do Ensino Médio e pretende cursar Cosmetologia e Estética, Artes Cênicas e Letras futuramente. É apaixonada por livros, teatro e sua paixão é a escrita. 
Demoníaco é a sua estréia literária.






Compre:





Um comentário:

  1. Wow, muito interessante a sinopse do livro, a entrevista me deixou ainda mais interessado por se tratar de uma súcubo, uma vez que nunca li uma história com uma personagem dessas, mas sempre me interessei pela história do mito.
    Agora tá na minha "pequena" lista de livros a comprar ^^

    ResponderExcluir