25 novembro 2011

Resenha de A Esperança, de Suzanne Collins

Esse post era pra ter sido feito há mais ou menos um mês atrás. Mas como vocês, leitores, sabem, quando o livro é bom, é muito difícil de se fazer a sua resenha; e isso foi o caso do último livro da Trilogia Jogos Vorazes. Deixando isso de lado, vamos a resenha:

A Esperança
Suzanne Collins
Rocco
324 páginas

Vou logo começando a dizer: "A Suzanne só pode ter ficado louca de vez!" 
À medida que eu lia esse livro, meu coração apertava constantemente - quase se igualando ao Harry Potter e as Relíquias da Morte -; mas por que? O primeiro motivo é que tudo parece uma tremenda confusão: guerras, bombardeios, etc. O segundo, é que os personagens estão morrendo aos poucos e meu coração se dilacerava... Logo no início, pensamos que a Suzanne havia ficado louca, ou o enredo não iria a lugar algum; ENGANO! O enredo nesse último livro é o melhor, cheio de ação, aperto no coração, e... mortes, infelizmente. 
Katniss é minha personagem favorita de todos os livros, ela é forte e destemida. O engraçado, é que em todos os livros da série, os personagens evoluem de uma maneira espetacular. O Peeta me deu uma raiva tremenda de suas escolhas; o Gale está mais centrado nesse livro (e está sendo ameaçado de perder Katniss). Esse triângulo amoroso é ótimo, pois não tem aquela melação. O que eu mais esperava desse livro aconteceu: com quem Katniss vai ficar? A escolha foi sensata, gostei. A autora se saiu muito bem nesse aspectos e em tantos outros. 
Quando vi que restavam apenas 20 páginas para o final, quase chorei. meu coração apertou ainda mais, e eu quase tinha um enfarte (brincadeirinha). Mas se não me engano, quando estava faltando 10 páginas, depois que quase todos os personagens haviam morrido, meus olhos encheram-se de lágrimas com uma atitude de Katniss...
O segundo livro termina muito eletrizante, pelo menos para mim. Quando esse livro chegou, comecei a lê-lo no mesmo dia. Essa trilogia é muito perfeita, o que estraga os livros, é o tamanho da descrição que há de lugares, dos momentos. Mas isso não vem ao caso. 
A ESPERANÇA, é mais que um simples livro qualquer; ele é como algo precioso - que não encontramos em muitos livros. Mas o que essa trilogia tem de tão especial? Um de seus pontos chamativos é: a originalidade. O enredo da série é uma coisa jamais vista em outros tantos livros - o que eu admiro muito. A Rocco caprichou nesse livro, com diagramação, capa... Enfim, em completamente tudo! Eu não queria que a série acabasse, mas isso é fim. 
A ESPERANÇA é um livro super recomendado, mas leia os outros dois: Jogos Vorazes e Em Chamas, para poder ler A Esperança.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário